Veja como planejar e decorar quartos de adolescentes

Por: Naiane Aline

Dois universos – o da infância e o da vida adulta – se cruzam no quarto de um adolescente. Como decorar o quarto de alguém que ainda não é um adulto mas também não é uma criança? Ter consciência das necessidades e gostos do adolescente é essencial para conseguir a decoração ideal para cada perfil.

É normal que o período de transição entre a infância e a adolescência sugira mudanças no quarto do pré-adolescente. “O adolescente quer um espaço só para ele. O quarto, mais que apenas um quarto, é também um espaço de socialização com os amigos, um espaço de estudo, de diversão, e o ideal é que tudo isso seja abraçado pela decoração”, explica o arquiteto Marcos Rolim, do escritório Haifatto Arquitetura & Interiores.

Estar atento para os hobbies do adolescente e sua própria personalidade vai tornar o quarto mais útil para ele, explica a arquiteta Cristiane Pepe. Esporte, poesia e viagem são passatempos que podem estar traduzidos na decoração do quarto, seja através de cartazes, adesivos nas paredes ou móveis. Almofadas em forma de hambúrguer, raquetes e quadros foram as escolhas do projeto desenvolvido por Gabriela Sartori e sua sócia Stela Maris, do escritório Sartori Design, e retratam com facilidade a personalidade do dono do quarto.

Para alcançar esse resultado, em que o adolescente se sente totalmente à vontade em seu espaço, não é necessário gastar muito. De acordo com Rolim, que atua em parceria com as arquitetas Camila Mariana e Luciana Bittencourt, muitos dos móveis usados na decoração anterior podem ser reaproveitados, e criatividade e uma mão de tinta podem auxiliar na criação de um ambiente novo.

Quarto é um refúgio para o adolescente (Foto: Mauro Nery | Divulgação)
Quarto é um refúgio para o adolescente (Foto: Mauro Nery | Divulgação)

“Desenvolvi um projeto, por exemplo, em que aproveitamos uma estante apenas pintando-a”, explica o arquiteto. Estar atento para o que pode ser reutilizado e reformado é uma opção, e investir nos detalhes mínimos que fazem parte da decoração, como quadros e ursos, garante que o projeto de reforma do quarto não saia caro.

De acordo com Cristiane, o quanto de cor e vida o quarto vai ter, principalmente nos detalhes que enfeitarão o quarto, vai depender do próprio adolescente. “Alguns adolescentes são mais introspectivos, outros gostam mais de videogame ou esporte”, afirma.

Ter isso em mente auxilia na escolha dos móveis que serão colocados no local. Se o adolescente tem mais interesse em filmes e videogame, por exemplo, a televisão do quarto pode ser maior. “O quarto deve ser pensado de acordo com a necessidade de quem vai usar”, conta a arquiteta.

Organização e bom senso é palavra de ordem para levar em consideração os pedidos do adolescente ao montar o novo quarto. Em um quarto pequeno pode ser possível até mesmo montar um pequeno closet, para as meninas, ou arranjar espaço para a bicicleta e outros hobbies que o jovem tiver. De acordo com Cristiane, o importante é estar atento à harmonia e usar cores complementares.

“Em espaços assim, investir em bastantes espelhos ajuda a dar a impressão de que o espaço é maior, menos apertado”, explica Rolim. Para Cristiane, tudo depende do espaço que tem disponível. A depender da posição das paredes, o uso de cores escuras podem auxiliar na ampliação do quarto, dando a sensação de profundidade. “Não funciona em todo tipo de espaço, mas é possível”.

Murais nas paredes também dão a possibilidade de o próprio jovem personalizar seu quarto, seja colando fotos, avisos ou desenhos. “Essa é uma alternativa principalmente para adolescentes extrovertidos e que gostam de viajar”, conta Rolim.

Detalhes para decorar quarto de adolescente

Hobbies – O ambiente precisa estar decorado levando em consideração gostos e hobbies dos adolescentes
Paredes – Usar cores neutras, como branco e cinza, nas paredes garante que a decoração não fique carregada de informação ao investir nos outros detalhes
Cores – As cores podem estar presentes em enfeites, quadros e até mesmo adesivos nas paredes. Os móveis também podem ganhar destaque com cores, e quanto mais colorido o quarto estiver, melhor
Brinquedos – A depender do adolescente e de sua proximidade com a infância, ursos e carrinhos podem enfeitar estantes
Espaço de socialização – O quarto é também um espaço de socialização com amigos, e por isso é bacana que haja sofá ou cadeiras. Embuti-las em outro móvel, como num baú, é uma dica
Estudo – É importante existir mesa de estudo no quarto, e ela pode ser colocada no canto de parede, para economizar espaço
Espelhos – A maioria dos adolescentes é vaidosa, e por isso investir no espelho já é uma boa escolha. Além disso, espelhos criam a sensação de ampliação do espaço

Fonte: atarde.uol.com.br

Written by 

O Grupo Granada Negócios Imobiliários é uma Empresa do ramo imobiliário que atua na região do Vale do Paraíba SP e tem sua sede em São José dos Campos.

1 thought on “Veja como planejar e decorar quartos de adolescentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: