Como valorizar um imóvel antes da venda?

O mercado imobiliário é feito de segurança, rendimento e muita negociação, afinal, todo comprador ou investidor tenta conseguir um preço atrativo na hora de buscar por imóveis à venda. Para conseguir um bom negócio, muitos se valem de defeitos e necessidades de reformas no imóvel, afirmando que a propriedade vale menos do que o valor que está sendo exigido. Por conta disso, saber como valorizar um imóvel antes da venda pode ser determinante no sucesso da transação.

Para evitar perder essa discussão e valorizar um imóvel antes da venda, algumas medidas simples podem ser tomadas. Com pouco investimento, você pode chegar a uma valorização de até 20% no valor do imóvel, o que pode indicar um retorno financeiro bastante atrativo.

Estas são algumas dicas de como fazer valer o preço da sua propriedade!

Opte por cores neutras

Antes de anunciar seu imóvel para a venda ou locação, reveja as cores da sua decoração, das paredes e do piso. Um imóvel com características muito personalizadas pode afugentar aqueles que não compactuam com o mesmo gosto que o seu. Para evitar esse tipo de problema e atrair mais interessados, o ideal é que você opte por cores neutras, como branco, bege, cinza, entre outros tons que tornam a decoração flexível.

Cores claras e fáceis de combinar ajudam o comprador a se visualizar utilizando o imóvel, e esse sentimento de identificação com a propriedade é um dos determinantes na hora da decisão pela compra.

Outra vantagem dos tons claros é que eles favorecem cômodos mais compactos, criando a sensação de amplitude e valorizando a propriedade. Cores fortes podem “apertar” o ambiente e fazê-lo parece menor, portanto, quanto menor for a metragem, menos aconselhável é o uso pintura escura.

Uma pintura nova nesses tons também confere limpeza e passam a imagem de imóvel arejado. É importante lembrar que cores claras ajudam a luz natural a ser refletida e isso contribui com a economia de energia elétrica.

Deixe as contas e a documentação em dia

Ninguém quer adquirir uma propriedade com documentações pendentes ou amarras judiciais, não é verdade? Por isso, na hora de colocar seu imóvel à venda, valha-se do argumento de que não existem pendências burocráticas e financeiras capazes de incomodar o comprador.

Certifique-se de que todos os carnês do IPTU estão em dia, de que o condomínio está em dia, de que as contas de água e luz estão pagas e de que não existem pendências judiciais. A venda de um imóvel já é burocrática por si só, portanto, quanto mais você facilitar esse processo para o seu comprador, mais fácil a negociação vai ser concretizada.

Cuidar desses detalhes não são medidas que beneficiam somente o comprador, mas também o vendedor, que certamente vai acelerar o processo de venda e de transmissão de propriedade.

Cuide da fachada

Não adianta ter uma casa impecável por dentro se a fachada não estiver de acordo. Se quiser vender seu imóvel por um preço próximo ao da avaliação, procure dar uma atenção especial à frente de casa.

Fique atento a manchas de infiltração e a pinturas descascadas e outro detalhe que pode comprometer a imagem do imóvel são janelas ou venezianas com falhas no verniz ou nas estruturas de madeira da parte externa.

Telhas gastas também podem somente ter sofrido a ação da luz solar excessiva, mas causam péssimas impressões. Por isso, providencie a pintura ou a troca de peças quebradas. Uma simples repaginada pode ser capaz de fazer milagres na imagem da sua propriedade!

Se sua casa tem quintal ou jardim frontal, aparece o gramado e evite que a desatenção transforme seu imóvel em uma casa com ares de abandonada e tomada por matagal.

Repare pequenos danos

  • Quando um interessado em comprar um imóvel visita uma propriedade que claramente passou por uma manutenção preventiva constante, fica mais fácil assegurar que não serão necessários grandes reparos no futuro.
  • Cuide para que não haja vidros quebrados, lascas no piso, pintura descascada ou sinais de infiltração. Outro cuidado que merece atenção são maçanetas e fechaduras que apresentam problemas, já que isso implica em gastos por parte do comprador gerando oportunidade para exigência de compensações no preço.
  • Comprar uma casa sem pequenos problemas e defeitos podem ajudar o interessado no imóvel a se decidir pela compra, já que não existe a previsão de gastos com problemas causados pelos antigos moradores.

Cuide da parte elétrica e hidráulica

  • Compradores de imóveis, principalmente os mais habituados a avaliarem as propriedades antes da compra, sabem quais detalhes devem observar para ver se a as partes hidráulica e elétrica estão em bom estado. Essas partes das estruturas das casas costumam custar muito quando precisam de reparos, por isso, qualquer problema relacionado a elas pode fazer alguém desistir da compra ou a fazer uma contraproposta com valor muito aquém do que foi pedido por você.
  • Certifique-se de cuidar de problemas de vazamento e contrate um eletricista de confiança para cuidar da caixa de luz, por exemplo. Fiações muito antigas podem precisar ser trocadas e alguns canos podem precisar de reparos, portanto, evite ser questionado a respeito de problemas não mencionados no anúncio. Situações como essas geram desconfiança e podem desvalorizar seu imóvel consideravelmente.

Investimento na experiência e na imagem

O mercado imobiliário é altamente competitivo e o acompanhamento de uma empresa ou profissional especializados pode ser a diferença na hora de fechar um bom negócio. Além do conhecimento dos tramites e legislação que regem as transações imobiliárias, conhecem o valor da imagem e estão aptos a registrar adequadamente seu imóvel valorizando cada aspecto arquitetônico do seu projeto.

Fonte: oportaln10.com.br/como-valorizar-um-imovel-antes-da-venda-77413

Written by 

O Grupo Granada Negócios Imobiliários é uma Empresa do ramo imobiliário que atua na região do Vale do Paraíba SP e tem sua sede em São José dos Campos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: