Cuidado com o “Fiador Profissional”

Estelionatários estão se aproveitando de documentos furtados para criar um mercado de falsos fiadores. De acordo com informações da polícia, eles se oferecem em anúncios na internet como donos de imóveis e cobram um valor de vários locatários em troca de garantia no contrato com as imobiliárias.

As negociações são feitas na internet e nas redes sociais os falsos fiadores cobram um valor dos locatários para oferecer um imóvel como garantia. O problema é que, segundo o Conselho Regional de Corretores, os documentos que comprovam os bens são furtados de pessoas que realmente têm imóveis. “Esses golpistas pegam a documentação completa de pessoas idôneas que têm propriedades e usam como fiadores em várias cidades, em várias imobiliárias de forma ilícita”.

Em uma das imobiliárias de Bauru, os golpistas tentaram participar de oito negociações. Um dos imóveis chegou a ser alugado e, segundo as investigações, o inquilino também fazia parte do esquema dos criminosos e não pagou as contas, o que causou prejuízo ao estabelecimento. “Quando o fiador não existe, não temos como efetuar uma cobrança judicial. Ou seja, todo o prejuízo fica com a gente”, afirma a dona de uma imobiliária que preferiu ter a identidade preservada.

Risco de processo
Um levantamento da comissão de direito imobiliário da OAB mostra que a maior parte dos golpes funciona em imobiliárias que – na pressa de alugar os imóveis – não checam todos os documentos. Nos casos que foram denunciados, a pessoa que alugou um imóvel com ajuda do fiador profissional corre o risco de responder a processo como cúmplice do estelionatário.

O delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) que apura as denúncias explica que tanto as imobiliárias quanto os locatários precisam ter cuidado na hora de fechar o contrato. A polícia também orienta os donos de imóveis que já tiveram os documentos furtados a registrarem boletim de ocorrência e alertarem aos órgãos de proteção ao crédito.

“A orientação é que na assinatura do contrato, o dono da imobiliária exija a presença da pessoa apresentada como fiador, além de conferir o documento original e não aceitar cópia de documentos que vão ser utilizados no contrato”..

Fonte: G1-TVTEM

Written by 

O Grupo Granada Negócios Imobiliários é uma Empresa do ramo imobiliário que atua na região do Vale do Paraíba SP e tem sua sede em São José dos Campos.

3 thoughts on “Cuidado com o “Fiador Profissional”

  1. I as well as my friends came looking at the best suggestions from your site and then quickly I had an awful suspicion I had not thanked the blog owner for them. Those people happened to be consequently stimulated to see them and have in effect in truth been taking pleasure in those things. Appreciation for truly being simply accommodating and also for pick out this sort of good subject matter most people are really desirous to understand about. Our own sincere apologies for not expressing appreciation to you sooner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: