8 dicas para receber convidados em casa

Quem não gosta de receber familiares e amigos em casa para um jantar descontraído? Confira oito dicas bacanas para tornar a ocasião ainda mais agradável:

Planeje
É importante verificar se a casa comporta adequadamente e de forma confortável todos os convidados. Verifique se alguém tem restrição alimentar. Se o evento é para muitas pessoas, prefira um cardápio com pratos simples, que podem ser servidos em pequenas porções, possibilitando aos convidados comer sem precisar de faca ou apoio.

Crie o clima
Além de deixar tudo organizado, invista em flores, música suave de fundo e aromatizador – mas cuide para não exagerar, deixando o perfume enjoativo. Evite ligar a TV ou deixar um DVD rolando: essas distrações nem sempre contribuem para a conversa fluir.

Recepção
É interessante e de bom tom recepcionar os convidados com algum tipo de bebida acompanhada de uma entrada fria, como minissanduíches.

Como servir?
A opção mais informal e com menos regras é o serviço à americana, quando os próprios convidados se servem. É importante verificar como você manterá a comida aquecida e quais louças vai usar. Se for um jantar para várias pessoas e você não quiser contratar o serviço de bufê, disponha os pratos na mesa, retirando as cadeiras ao redor para facilitar o acesso dos convidados, e providencie jogos americanos rígidos ou mesas de apoio pela casa.

Como montar a mesa?
Se você optar por servir o jantar em um bufê, os pratos, guardanapos e talheres deverão ficar dispostos ao lado, na mesma mesa. Se a refeição for servida na mesa dos convidados, você deve organizar a louça e os talheres de acordo com a ilustração abaixo. Mas atenção: você não precisa usar todos esses elementos. Basta adequar o serviço ao cardápio da noite.

Bebida
Avalie quais bebidas vão harmonizar melhor com os pratos que serão servidos. As garrafas podem estar dispostas em uma mesa de apoio para desafogar a mesa do bufê ou jantar.

Timing
O ideal é servir a refeição principal uma hora após os convidados começarem a chegar. Se o atraso for grande, espere no máximo 1h30min – sempre leve em conta os convidados que chegaram no horário.

Toque final
Planeje em um espaço fora da mesa de jantar, com algum café especial, licores e alguns bombons para os convidados degustarem após a refeição.

Por Maria Eduarda Santos em http://revistadonna.clicrbs.com.

Written by 

O Grupo Granada Negócios Imobiliários é uma Empresa do ramo imobiliário que atua na região do Vale do Paraíba SP e tem sua sede em São José dos Campos.

2 thoughts on “8 dicas para receber convidados em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: