Etiqueta para se viver em condomínio

Viver em condomínio não é diferente de viver em família. O que poucos se atentam é que a família é um “pouco” maior, porém os conflitos são exponencialmente os mesmos.
Viver em condomínio, apesar das suas complexidades, pode ser bastante simples se algumas regras de etiqueta que já fazem parte de nossa vida sejam respeitadas:

1) Respeito – Dalai Lama diz que “é melhor perceber um defeito em si mesmo do que dezenas nos outros, pois o seu defeito você pode mudar. O respeito é algo pessoal, é algo que não conseguimos impor aos outros e sim decidir por ele e o mais legal que é contagiante. Dificilmente uma pessoa consegue se manter desrespeitosa por muito tempo vendo, recebendo e percebendo o respeito que vem da outra pessoa.

2) Ética – Leandro Karnal em uma das suas maravilhosas falas disse: “somente pessoas éticas tem amigos, as não éticas tem cúmplices” e que “não ter ética dá muito trabalho” porque para apagar os rastros de seus erros é enormemente mais trabalhoso que simplesmente fazer a coisa de forma correta.
Um condomínio necessita da amizade para fazer de seus dias algo prazeroso.

3) Interesse e Participação – Poucos conseguiram sintetizar tanto em tão poucas palavras quando Edgar Morin em sua citação: “É preciso substituir um pensamento que isola e separa por um pensamento que une e distingue”. O conhecimento e participação das decisões que regem o pequeno “mundo” de um condomínio pode impedir que muitas das desavenças do dia a dia venham a ocorrer. Menos de 20% das pessoas que moram em condomínio decidem as normas e regulamentos que regem a forma de viver de todos.

4) Compromisso: “Se não puder mudar seu destino, mude sua atitude” – Amy Tan. Boa parte dos problemas de um condomínio tem relação com os paradigmas e pré-conceitos, coisas que se resolveriam facilmente se houvesse foco na solução e criação de um regulamento mais participativo.

Não entenda que a discussão e estudos das possibilidades são responsabilidades exclusivas do sindico e Conselho, todos devem participar, colaborar e contribuir com suas ideias e conhecimento.
Cada vez maior a participação de todos, mais próximo do atendimento correto das necessidades da maioria os procedimentos, regulamentos e relacionamento de seu condomínio ficarão.

Written by 

O Grupo Granada Negócios Imobiliários é uma Empresa do ramo imobiliário que atua na região do Vale do Paraíba SP e tem sua sede em São José dos Campos.

2 thoughts on “Etiqueta para se viver em condomínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: